segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Meu filho está agressivo-bravo-irritado / Não se comporta bem / O que fazer?

 

tvjoguinho canal infantil

Esta é uma questão que aflige milhões de pais pelo mundo a fora, e continua sendo difícil de resolver ou indicar algo pois cada caso é um caso. 

Mas no decorrer deste texto falarei de técnicas que podem ajudar com que você consiga fazer com que seu filho obedeça, ou faça determinadas coisas que você quer, pois acha importante, de modo que ele nem perceberá.

Não é novidade para nenhum pai nem mãe o fato das crianças, muitas vezes, se comportarem melhor com parentes, ou estranhos mesmo, do que com os pais.

Uma tio pode conseguir com que seu filho escove os dentes mais facilmente e sem o esforço épico e diário da mãe desta mesma criança que, com a mãe, insiste em não escovar os dentes.

Comigo pelo menos é corriqueiro isso acontecer. 

Acontece bastante em relação à alimentação. Por exemplo:

Em casa minha filha não come determinados alimentos mas, na casada ¨coleguinha¨ dela, ela come, a danadinha!

Em casa não pode nem ver feijão, chora, quando coloca na boca tem ânsia de vômito e dá vários ¨pitis¨ sendo que na casa da vizinha, que tem uma filha da mesma idade, quando minha filha almoça lá, esporadicamente, come o que apresentarem a ela.

O comportamento muitas vezes melhora também, quando os pais não estão por perto. Penso que não se trata de mais respeito pelos outros ou qualquer coisa do tipo, mas tem a ver com a intimidade. Obviamente que pela convivência, intimidade e até mesmo por tolerância extrema da parte dos pais, os filhos em casa e com os pais acabam abusando mais. É normal.

Mas apesar da esperteza das crianças, e minha filha é esperta, não pode ser mais esperta que eu, que nós, mães e pais, e avós, tios, qualquer adulto. Bom, qualquer não, porque tem muito adulto que perde feio para uma criança.

O fato é que, para contornar certas situações, comecei a usar dessa atenção que ela dá para quando outra pessoa sugere algo. Comida por exemplo, ou mesmo escovar os dentes, ou aprender desde cedo que, apesar dos pesares, é melhor estar feliz...

Em suma, pensei numa maneira de passar para ela coisas e comportamentos e atitudes que eu gostaria e gosto que ela tenha, de forma indireta e mais sutil.

Claro que isso exige paciência e um esforço extra que nem sempre estamos dispostos ou com tempo para fazer.

Mas trata-se da boa e velha ¨conversa¨.

Não adianta pedir com rigor em determinados casos, parece que até piora. Se tem algo que todo dia você precisa quase brigar com seu filho para que ele faça, algo está errado.

E se você perceber, quanto mais insistir e impor, mais difícil será dele fazer o que você quer que ele faça.


tv joguinho canal infantil


Nesses casos e praticamente em todos os casos, se você criar uma situação lúdica uns 5 minutos antes e levar seu filho nessa conversa, provavelmente ele fará o que você quer que ele faça.

Se antes de escovar os dentes, 5 minutos antes, você criar uma brincadeira ou situação, usando a imaginação apenas, que por exemplo vocês são dinossauros e que estão com os dentes imundos e precisam escovar para ir até uma montanha posteriormente, eu aposto como ele escovará os dentes com a maior alegria e empolgação.

O problema é que, depois de um dia de trabalho, ou ao acordar de manhã já sabendo do dia pesado que terá pela frente, é complicado ficar brincando de dinossauro. Ou seja, sabemos como fazer com que nossos filhos nos atendam, mas nem sempre temos paciência para fazer o ¨joguinho¨ necessário.

Eu falo por mim, claro, mas creio que é bem normal, não ter essa paciência de Jó todo dia e toda hora. Porque quem convive com criança sabe que eles precisam desse ambiente lúdico quase para tudo, principalmente para fazer coisas que, na infância, eu mesmo achava chato, como comer, tomar banho, acordar cedo etc.

Eu disse que resolvi essas questões? Pelo que lembro não. Mas estou conseguindo ao menos resolver algumas, aqui e ali, e o bom é que tem funcionado.

Falei que na minha vizinha ela fazia determinadas coisas positivas que em casa ela não faz. Será que minha filha para vizinha cuidar? 

( RISOS)

Claro que não!

Então minha vizinha ou algum parente deve vir aqui em casa para que minha filha faça as coisas?

Eu não daria margem para dizerem que não sei educar meus filhos!

Na verdade pensei em contar com a ajuda dos desenhos animados. Sim!


criança olhando tv joguinho


Os desenhos animados e infelizmente muitos vídeos de canais infantis na internet influenciam nossos filhos, e muito.

Notei que num certo período em que minha filha olhava os vídeos do Lucas Neto, ela falava mais alto, quase berrando. Ninguém será capaz de me convencer de que, sim, o fato do Lucas Neto viver gritando nos vídeos dele, de certo modo influenciou minha a filha a falar gritando.

Mas já passou, pois comecei a impedir que ela visse muitos vídeos assim. 

Não quero dizer que os vídeos do Lucas Neto são ruins, ou prejudiciais, de vez em quando, vá lá, mas toda hora não é legal, assim como não é legal nenhum outro canal infantil famoso porque, vamos combinar, é um ¨besteirol¨ sem tamanho.

Mas baseado nessa atenção que minha filha dá para a TV, internet, personagens e desenhos e programas infantis em geral...eu pensei:

Por que não criar minhas próprias animações e vídeos com os personagens e as coisas que ela gosta, mas inserindo minha mensagem positiva.

Por exemplo:

Minha filha andava brava e não adiantava muito falar nem pedir para que não fosse. Na verdade piorava porque se cria um círculo viciosos.

Eu pedindo para ela não fazer e ela fazendo. É como se saísse do controle.

Mas se a Peppa pig falar ou mostrar que ser bravo traz mais prejuízos do que benefícios, com certeza ela prestará mais atenção.

Desta forma e baseado nisso criei um vídeo animado usando a Peppa pig para passar essa mensagem para minha filha.

E funcionou!

Talvez para um adulto que olhe não perceba nada além. Infelizmente nós adultos vamos perdendo a sensibilidade e sutileza para certas coisas, mas as crianças tem isso à flor da pele, e se comovem com cores, sons e sentimentos que são passados nos desenhos.

Basta você ver seu filho assistindo TV ou vidrado na tela do tablet para perceber o quanto os desenhos os fascina.

Eu sei que, na minha experiência pessoal, está funcionando.

Como eu disse, é uma coisinha aqui, uma birra a menos ali, um comer feijão mais agradável e coisas do tipo.

Parece pouco, mas para quem é mãe ou pai ou cuida e ama uma criança, sabe o quanto essas coisas representam verdadeiras vitórias.

O Vídeo ou o desenho animado não pode ficar chato. Tem muito conteúdo educativo bom e importante, mas passado de forma errada.

é como se os adultos passassem a informação elaborada e lógica para os adultos, mas creio que o que falta é conversar com a criança. Por isso o conteúdo deve vir de forma sutil, divertida e sem compromisso. 

É o desenho animado divertindo e em certos momentos dando sugestões para que a criança vá comer uma fruta, beber um copo com água, ou até mesmo para ela sair da frente da TV ou da internet.

Ou seja, eu crio uma animação ou vídeo e insiro nela algo que eu acho importante para que minha filha perceba isso de outra forma. Assim eu faço ela escutar ou sugiro algo na hora em que ela está praticamente hipnotizada na frente da tela, o que torna a coisa mais eficaz.

Nem sempre funciona, nem para tudo, mas vai ajudando e posso garantir que é positivo.

Venho tendo resultados e nesse caso específico, consegui mostrar para minha filha que estar feliz é melhor do que fazer manha ou birra ou ser chata.

Quando por acaso ela fica de mau-humor, o que é normal, eu comento do desenho animado ou coloco sem ela notar. Ela assiste e reforça aquele sentimento positivo novamente.

É muito interessante!

E o mais legal disso é que, se você quiser, pode usar a técnica, inclusive nem todo mundo faz animação ou tem tempo para isso, seria melhor fazer o ¨joguinho¨ lúdico que comentei mais acima.

Mas não, você não faz nada. Você usa o material que eu estou fazendo!

Claro que assim nem sempre farei algo que ajude na tua causa específica, mas como vou abordando temas diversos e universais, penso que sempre haverá o que tirar proveito.

O foco vai ser este, de colocar mensagens positivas nos desenhos animados de modo a estimular as crianças a fazerem coisas que geralmente elas não querem fazer, além de sugestões saudáveis como dar a dica de uma fruta, um suco...


TV joguinho desenho animado infantil

Mostrar valores importantes como respeito, amor, carinho.

Além da diversão é claro, porque sem diversão é complicado entrar em harmonia com as crianças. E sempre destacando essa questão das cores e sons e movimentos que, para nós adultos pode parecer sem sentido, mas para as crianças faz todo sentido.

E para fechar com chave de ouro e sem ficar com a consciência pesada, o material, por mais simples que seja, por mais singelo que seja, passa pela supervisão de 4 pedagogas com quem convivo, o que me faz garantir que o material é apropriado e eficaz para as crianças.

E por que falei tudo isso?

Falei porque realmente tem me ajudado, e como sei que são temas que envolvem muitas e muitas pessoas, resolvi compartilhar. Sou da opinião que, quanto mais crianças felizes e vivendo de forma mais suave, MELHOR!

Melhor para nós enquanto pais, mas não só, melhor para a sociedade, para a natureza, para o planeta!

Então se por acaso seu filho ou filha está bravo, nervoso, irritadiço, apresenta o vídeo da Peppa pig PAZ e AMOR e vê se surte efeito. 

Não custa nada! Não custa tentar!

Agora, se seu problema é outro, como seu filho não se alimenta bem ou não quer tomar banho ou outra coisa irritante, fique de olho que certamente surgirá material para estes casos, já que passo por muitos ainda.

Os casos que tentarei resolver aqui em casa, espero que de alguma forma ajude você aí, na tua casa.

Um grande abraço e boa sorte com os KIDS.

                                            Link do vídeo da Peepa pig para os irritadinhos!!!


qual a cara da peppa pig


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário