quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Seu filho não quer comer? Deixa o incrível Hulk falar com ele!

 

tv joguinho meu filho nao quer comer

 Como é difícil fazer as crianças comerem vegetais. Claro que existem crianças que gostam de vegetais e comem sem reclamar, deve haver umas 3, ou 4 crianças assim, no planeta inteiro.

Claro que estou exagerando e minha opinião é baseada apenas na experiência pessoal, com minha filha.

O único parâmetro confiável que tenho é a experiência com minha filha, e baseado nisso posso afirmar que crianças não gostam de vegetais. Pelo menos uma das fazes pelas quais seu filho vai passar fará com que ele recuse comer alimentos verdes, frutas e legumes em geral, seja por birra ou por mudanças no paladar.

Não são todos os vegetais e frutas que minha filha recusa, parece que ela insiste em recusar os que eu mais gostaria que ela comesse.

Minha filha tem sete anos e percebo que nessa idade, antes também, as crianças são influenciadas facilmente, principalmente por imagens, cores, sentimentos. O lúdico é fundamental na infância.

Minha dificuldade nos últimos tempos é fazer com que minha filha coma alimentos verdes, como alface, brócolis, pepino, qualquer alimento que tenha clorofila ela tem evitado.

Ela evita muito por birra e para contrariar. Sim, no meu caso e da minha filha além de problemas alimentares existem problemas de comportamento indesejado.

Mas voltando ao assunto e focando em cada coisa de uma vez, sempre analiso minha filha e percebo o quanto ela fica vidrada em smartphones, tvs, tables...qualquer coisa que apresente imagens em movimento, cores, personagens e histórias.

Creio que toda criança foca hipnotizada diante de um desenho animado, basta prestar atenção e verás que teu filho também fica vidrado na tela e nos desenhos.

assistindo tv joguinho

Então pensei:

Por que não fazer vídeos e desenhos animados sugerindo para minha filha coisas e comportamentos que eu gostaria que ela fizesse.

E passei a fazer isto. Quando encontro alguma dificuldade em termos de alimentação, comportamento ou comunicação, tenho recorrido a este recurso que vem dando resultados legais.

Tudo começou quando percebi que ela estava irritada e brava, e tentando reverter a situação, já que não adiantava mais falar nem pedir nem implorar para ela ficar menos agressiva, então resolvi fazer um vídeo da peppa pig, que é uma personagem que ela gosta, mostrando que ficar bravo e triste e com qualquer comportamento ruim era um problema, era pior, e que o melhor era estar feliz.

Assim que coloquei o vídeo para ela assistir já vi o brilho no olho e achei na hora que tinha escolhido uma estratégia boa de comunicação.

E realmente o vídeo surtiu efeito. Sempre que ela começava a se alterar, ao invés de eu me estressar e xingar ou chamar a atenção, coloquei na peppa pig o que eu gostaria que ela entendesse, e funcionou muito bem.

Você pode conferir a história da agressividade resolvida, resolvida não, amenizada, clicando no link abaixo:

https://tvjoguinho.blogspot.com/2021/01/meu-filho-esta-agressivo-bravo-irritado.html

E o vídeo da peppa pig onde falo para minha filha que ser feliz é melhor do que ser triste ou bravo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=fSBnjU2Y_HU&t=98s

 

peppa pig chorando

Mas agora, tendo amenizado a questão do comportamento irritado, passei para o novo desafio que é fazer ela comer vegetais e frutas, em especial os de cor verde com os quais ela tem implicado.

Novamente recorri aos desenhos animados para tentar convencê-la a comer frutas e vegetais e legumes.

Apesar de não ser um personagem de meninas, normalmente, pensei no incrível Hulk, que é verde e é forte.

Criei uma trama onde o incrível Hulk conta o quanto gosta e come e valoriza os vegetais, em especial os verdes.

Um vídeo onde o incrível Hulk faz praticamente uma apologia aos vegetais, além de falar que deve toda sua força aos vegetais.

De alguma forma a criança se identifica pois o Hulk conta uma história que passa por sua infância de menino pequeno e magro e que, através da sugestão de sua mãe, a mamãe Hulk, começa a comer frutas e vegetais e começa a crescer e ficar forte.

A história passa por momentos em que o incrível Hulk demonstra suas façanhas, sempre destacando que consegue fazer o que faz devido aos alimentos saudáveis.

segredo da forçado incrível hulk

É impossível depois de ver o desenho animado que seu filho, pelo menos naquele dia, não vai querer provar um vegetal ou fruta.

Claro que é preciso sempre um empurrãozinho, caso você note que ele prestou mais atenção no desenho do que na mensagem.

Cabe a você ficar junto e ajudando a frisar detalhes que acha importante para seu filho.

Mas assistindo o desenho animado do Hulk, junto com a oferta de algum alimento pertinente que você deveria fazer, penso ser inevitável que seu filho coma alguma fruta ou verdura.

E no próximo dia faça como eu, coloque o vídeo novamente como quem não quer nada, e ofereça alimentos, de preferência verdes, que é o foco do vídeo e desse texto.

Na verdade, muitas vezes, é uma batalha convencer seu filho a comer melhor, e nessa batalha todas as armas são importantes para vencê-la.

Se você também, assim como eu, está com problemas com seu filho ou filha em que eles não comem, ou pelo menos não comem alimentos saudáveis, experimente usar essa técnica de influenciar seu filho com desenhos animados.

Você não precisa fazer vídeos nem desenhos especialmente para seu filho, não!

Você vai ter apenas o trabalho de ficar ligado de modo a perceber nos desenhos animados, comportamentos que te interessam, comportamentos que você julga positivos e gostaria que seu filho ou filha os adotasse.

Você não vai criar um vídeo ou desenho animado para seu filho comer melhor, você vai usar o meu, ou outro, não importa muito o desenho em si, mas a mensagem.

Obviamente que, como já estou fazendo com estes propósitos, os meus desenhos animados já são mais diretos e já mandam logo o recado.

Sendo assim, nesse caso, se seu filho também não come bem, se sua filha também não quer comer vegetais e alimentos saudáveis, você pode usar meu vídeo e adaptá-lo para suas necessidades.

Os desenhos animados que estou fazendo procuram ser mais universais, sendo assim serve para meu filho e para o seu filho também.

Penso que não precisaria avisar mas, por descargo de consciência vai lá:

Os vídeos e desenhos animados são para crianças, kids, então, caso você assista, é preciso entrar no clima e principalmente não esquecer que a linguagem usada é para crianças.

Você pode achar bobo, mas seu filho não vai achar. Penso que vale a pena tentar.

Pra mim está funcionando, tanto que estou a cada novo vídeo tentando frisar e solucionar um problema que tenho com o comportamento da minha filha.

Essa foi a forma que encontrei de me comunicar com ela de modo a não ser o chato, ou o autoritário, não...coloco minhas frases na boca de personagens que ela gosta e dá atenção, e eles falam por mim.

Não confundindo as bolas! Não estou deixando meus compromisso de autoridade de lado, apenas estou pegando alguns assuntos e tentando abordá-los de forma diferente, já que da forma convencional já não estava funcionando.

Porque a sua insistência junto com a negação do seu filho pode criar um círculo vicioso onde principalmente você perderá o controle da situação.

Se todo dia você insiste e briga para que seu filho faça algo, se todo dia é assim, tem algo errado e é preciso mudar a estratégia. Foi exatamente o que fiz, ou melhor, o que estou fazendo.

Eu deixo aqui o desafio para você. Se está enfrentando dificuldades para fazer seu filho comer, se seu filho não quer comer, ou se seu filho não come alimentos saudáveis, eu te proponho que mostre esse desenho animado onde o incrível Hulk fala dos benefícios de uma boa alimentação e veja você mesmo os resultados.

Se for positivo, comenta aqui por favor.

Se não der certo, comenta da mesma forma, afinal, o objetivo é que nossos filhos comam melhor, se comportem melhor, façam o que queremos e achamos importante que eles façam, então seria interessante saber se isso funciona para mais crianças além da minha filha.

Fica aqui então o convite e o desafio. Se você está com problemas para que seu filho como melhor, mostre o desenho animado do Hulk para ele.

Juntamente com uma forcinha sua, tem tudo para dar certo, assim como está dando para mim.

Um grande abraço e boa sorte com os kids.


Link do desenho animado do Hulk Falando para seu filho comer vegetais e frutas:

https://www.youtube.com/watch?v=W59A_9fiX7E&t=167s

desenho animado do incrível hulk


Nenhum comentário:

Postar um comentário